Qual a relação entre a dor nas articulações e a obesidade?
Essa sobrecarga para o organismo é mesmo um fator determinante para todas as dores articulares.

Esse é um problema que se repete na vida de muitas pessoas.
E é hora de entender melhor o que fazer.
Como se prevenir?
Peso a mais
estrutura do seu corpo foi feita para suportar uma quantidade proporcional de peso. Para saber esse peso ideal faça o cálculo do seu IMC. Veja como aqui.
Quando o organismo começa a ter que lidar com um peso acima do ideal, principalmente por períodos prolongados, os desgastes começam a acontecer mais rapidamente. Problemas articulares são esperados com o processo natural de envelhecimento. E manter uma dieta saudável e uma rotina de exercícios balanceados pode combater esse processo.
No entanto, como dissemos acima, esse processo pode ser acelerado. Essa sobrecarga começa a impactar as articulações responsáveis pelos movimentos.
Consequentemente, fica mais difícil se movimentar, há mais esforço, mais desgaste e vem a dor. Com a dor, é natural que se evite fazer exercícios. E esse processo agrava o sedentarismo e a obesidade.
Pessoas com obesidade e dores articulares não devem realizar atividade física de impacto ou esforços físicos repetitivos sem orientação, tornando o acompanhamento com profissional especializado ainda mais importante.
Inflamação
As lesões articulares são comuns , não apenas pela fraqueza muscular, mas também porque a inflamação crônica sistêmica, causada pela obesidade, atinge o sistema músculo esquelético e pode gerar doenças como osteoartrose e osteoartrite principalmente em joelhos, quadril e coluna.
Sinais que o excesso de peso está impactando na sua mobilidade e precisa procurar ajuda médica:
– joelho: crepitação, dor forte, estalo ao movimentar, inchaço e limitação de movimento
– coluna: dificuldade postural, sensação de pontadas na região lombar
– quadril: formigamento, dor que piora ao caminhar ou curvar-se, dor e queimação na panturrilha(batata da perna), dor para movimentar as pernas principalmente pela manhã.
Dessa forma, o tratamento das dores articulares deve acontecer junto com o tratamento da obesidade e um dos recursos é a cirurgia bariátrica.
Por outro lado, vale ressaltar que há outras causas para as dores articulares e que é sempre necessário consultor um médico para fazer essa pesquisa das causas mais detalhadamente.
Se você está acima do peso e tem esses sintomas procure ajuda médica especializada.
Por fim, se quer saber mais sobre o tratamento da obesidade e cirurgia bariátrica, acompanhe nossas redes sociais.
No Youtube, por exemplo, você tem playlists sobre o assunto.
Em primeiro lugar, lembre-se que o médico pode ser seu melhor aliado,