Veja os benefícios da cirurgia bariátrica aqui.

Primeiro benefício inegável sobre a perda de peso é a sobrevida.

E o que mais?

 

benefícios da cirurgia bariátrica

A obesidade é um fator determinante em cerca de 168 mil mortes por ano, no Brasil. 

Segundo esse levantamento, feito pela UNIFESP, o impacto das doenças associadas, que surgiram no paciente por causa do excesso de peso é o fator mais importante.

Nesse sentido, no mundo, são quase 3 milhões de pessoas que perdem a vida para a obesidade por ano.

Frequentemente também por conta desses mesmos impactos negativos na saúde. Impactos que podem ser combatidos com tratamento. Entre eles, a cirurgia bariátrica.

Mais anos de vida

A princípio, a cirurgia bariátrica, para perda de peso, demonstrou reduzir o risco de morte em mais de 40 por cento. Porém, você pergunta: E os riscos da cirurgia em si? Antes de tudo, são muito baixos: menores que 0,2%.

Mais sobre os riscos? Nesse texto.

Quantos anos a mais?

De acordo com os estudos, depende de cada caso. Por isso,  generalizar e determinar um número único pode ser arbitrário.

No entanto, em média, ganha-se de 6 a 12 anos por conta das alterações positivas proporcionadas pela cirurgia bariátrica.

Redução das Comorbidades

Anteriormente, já falamos mais sobre cada uma das comorbidades, neste outro texto. Porém, sem dúvida, esse é um benefício da bariátrica que é bom enfatizar.  Afinal, muitas dessas comorbidades começam a mostrar alívio logo depois da cirurgia. Por vezes,  podem desaparecer já nas primeiras semanas. 
 
Por exemplo, há melhora: 
  • do diabetes tipo 2, ocorre em torno de 80-90% dos operados
  • da hipertensão arterial em torno de 70-80%,
  • da apneia do sono em mais de 90%,
  •  de doenças osteoarticulares em 90% .

Melhora a vida sexual

Igualmente, a melhora da vida sexual é outro benefício da cirurgia bariátrica.
 Falei mais sobre esse aspecto, nesse vídeo.
 
Da mesma forma, não poderia deixar de citar este como um dos benefícios por muitas razões. Principalmente porque a falta de libido é uma das queixas mais comuns no consultório.  Conforme a obesidade altera os níveis hormonais, as alterações se manifestam como apatia. 
 
Porém, logo depois da bariátrica, com o reequilíbrio dos hormônios, é frequente a volta do desejo e a retomada da atividade sexual. Bem como os efeitos psicológicos positivos devolvem a libido, a prática frequente ajuda na liberação de hormônios do bem-estar.

Mais detalhes

Entre os hormônios liberados está a endorfina, que é um analgésico natural. E, um nível mais alto dessa substância, junto com a ocitocina (outro hormônio liberado durante o sexo), pode aliviar dores crônicas.
 
De maneira idêntica, o cortisol também sobe. Consequentemente,  ele  traz a sensação de relaxamento. Logo, mais relaxamento, menos estresse, menos fome… Em suma, menos risco de retomada de peso. Olha que bacana!
 
Por fim, quer mais sobre esse assunto?
 
 
Tem também videos sobre o assunto, no nosso canal do Youtube.
E notícias no nosso canal do Instagram.
 
Cuide de você ! E viva com qualidade !