Veja os benefícios da cirurgia bariátrica

Primeiro benefício inegável sobre a perda de peso é a sobrevida. E o que mais?

benefícios da cirurgia bariátrica

A obesidade é um fator determinante em cerca de 168 mil mortes por ano no Brasil. Esse levantamento, feito pela UNIFESP mostra o impacto das doenças associadas que surgiram por causa do excesso de peso.

No mundo, são quase 3 milhões de pessoas que perdem a vida por ano. Tudo por conta de impactos negativos na saúde que podem ser combatidos com tratamento. Entre eles, a cirurgia bariátrica

Mais anos de vida

A cirurgia para perda de peso demonstrou reduzir o risco de morte de uma pessoa por qualquer causa em mais de 40 por cento. Mas, aí você pergunta: E os riscos da cirurgia em si? São muito baixos: menores que 0,2%.

Quantos anos a mais?

Depende de cada caso. E generalizar pode ser arbitrário. Mas, em média, ganha-se de 6 a 12 anos por conta das alterações positivas proporcionadas pela cirurgia bariátrica.

Redução das Comorbidades

Já falamos mais sobre cada uma das comorbidades, neste outro texto. Mas, sem dúvida, esse é um benefício da bariátrica que é bom enfatizar porque muitas dessas comorbidades começam a aliviar e podem desaparecer já nas primeiras semanas depois da cirurgia.

A melhora do diabetes tipo 2, por exemplo, ocorre em torno de 80-90% dos operados, a hipertensão arterial em torno de 70-80%, a apneia do sono em mais de 90% e doenças osteoarticulares em 90% dos submetidos a essa intervenção cirúrgica.

Melhora a vida sexual

Outro benefício da cirurgia bariátrica que já falei mais sobre esse aspecto, nesse vídeo. E não poderia deixar de citar como um dos benefícios por muitas razões. Como a obesidade altera os níveis hormonais, não é raro que se perca a libido.

Após a bariátrica, com o reequilíbrio dos hormônios, é frequente a volta do desejo e a retomada da atividade sexual. Além dos efeitos psicológicos positivos, a prática com mais frequência ajuda na liberação de hormônios do bem-estar.

Entre eles, a endorfina que é um analgésico natural. E, um nível mais alto dessa substância, junto com a ocitocina (outro hormônio liberado durante o sexo), pode aliviar dores crônicas.

O cortisol também sobe e é ele quem traz a sensação de relaxamento. Consequentemente, mais relaxamento, menos estresse, menos fome… E menos risco de retomada de peso. Olha que bacana!

Quer mais sobre esse assunto?

Tem também videos sobre o assunto, no nosso canal do Youtube.
E notícias no nosso canal do Instagram.

Cuide de você ! E viva com qualidade !

Referências do artigo: Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariatrica e Metabólica