Obesidade e metabolismo: o que tem a ver? Muita gente imagina que a luta contra a obesidade é por conta de um padrão estético. Porém, tem a ver com saúde.

obesidade e metabolismo

Enquanto para algumas pessoas, a estética da magreza pode ser padrão social…

Aliás,  que vem sendo quebrado, ao longo da última década. Para todos é uma questão de quanto e como queremos viver.

Por isso, esse post trata das consequências que o sobrepeso acentuado pode causar para o organismo.

São alterações que podem comprometer diretamente diferentes aspectos da vida.

Obesidade e o psicológico

Primeiramente, o aspecto importante a se avaliar é o psicológico.
 
 Manter-se praticando atividade física tende a ser mais e mais difícil a medida em que os quilos a mais exigem mais esforço para o organismo.
 
Consequentemente, o sedentarismo afeta gravemente a qualidade de vida. Nesse sentido, as pessoas tendem a se isolar mais, com menos momentos ao ar livre.
 
Ou, ainda, a se reunir com outras pessoas mais frequentemente em situações em que a comida é o centro do encontro.  Em suma, isso pode agravar ainda mais um quadro, podendo passar de um simples caso de sobrepeso para a obesidade, em pouco tempo.
 
Ao mesmo tempo,  é comum surgir um questionamento da autoestima. Por sua vez, esse sentimento pode vir acompanhado de mais desânimo para os exercícios. Dessa forma, sem exercícios, o metabolismo vai ficando mais devagar.

Metabolismo: o que é?

 
Metabolismo, bem resumidamente, são as reações químicas que ocorrem para regular o funcionamento do nosso organismo.
 
Se o metabolismo está mais devagar, teremos, por exemplo, mais dificuldade de processar o açúcar que ingerimos. E se isso persiste pode dar origem a um diabetes.
 
Outra consequência pode ser a diminuição da fertilidade, já que essas alterações podem afetar os hormônios.
 
Na imagem abaixo, alguns dos problemas que podem estar associados à obesidade.
 
 
 
 

 

Olho no seu fígado

Frequentemente, a gordura em excesso também se acumula no fígado, podendo provocar um quadro de esteatose hepática. Então, como esse acúmulo afeta o funcionamento desse órgão vital, em alguns casos, pode evoluir para uma insuficiência, também conhecida como cirrose.

Pressão arterial

Da mesma forma, o excesso de peso exige do coração mais trabalho para bombear o sangue, até as diferentes partes do corpo. O resultado pode ser uma hipertensão arterial.

No entanto, essa comorbidade, quando só ligada ao excesso de peso, pode se normalizar com o emagrecimento.

Sono

A obesidade também afeta a qualidade do nosso sono.Em muitos casos, causa apneia – que é a diminuição do fluxo de ar usado na respiração, durante o período do sono.
 
 
Essa escassez de ar eleva o ritmo dos batimentos cardíacos. Assim, estimula a contração dos vasos sanguíneos. E, com o tempo, esse comportamento se repete e se mantém contraído ao longo do dia. Ou seja, mais uma causa de pressão alta.
 
Como resultado, pressão alta, mesmo quando controlada com remédios, pode provocar uma limitação de exercícios físicos. Logo, perda de qualidade no dia a dia.

Inflamação

Por fim e não por último, a obesidade provoca também processos inflamatórios.

Um deles é a aterosclerose que é uma inflamação que pode provocar a formação de placas de gordura, cálcio e outros elementos. Isso acontece na parede das artérias do coração, no cérebro, nos membros inferiores e em outros locais do corpo.

Câncer

Afinal, já há comprovações científicas que mostram a ligação entre a obesidade e Câncer? Sim,  a casos de câncer de mama, útero, esôfago, estômago e intestino.

O que fazer?

Acima de tudo se cuidar. Por isso, o ideal é cuidar da alimentação e de uma rotina de atividades físicas, mesmo que leve. Mas, se o sobrepeso evolui para obesidade, é importante ter um acompanhamento médico mais detalhado. 
 
Se o caso for de obesidade grave ou mais e as dietas não funcionaram pode ser que seu médico indique uma cirurgia bariátrica. Essa intervenção evoluiu muito.
 
Quer saber mais sobre a cirurgia? Baixe o ebook.
 
Tem também videos sobre o assunto, no nosso canal do Youtube.
 
E notícias no nosso canal do Instagram.
 
Cuide de você ! E viva com qualidade !