Vitaminas e Suplementos Pós Bariátrica

A Cirurgia Bariátrica promove a perda de peso por pelo menos 24 meses, sendo mais rápida nos primeiros 6 meses.
 
O fato é que nesse processo de emagrecimento a ingestão e absorção de alguns nutrientes é diferente pela diminuição da secreção de enzimas e sucos digestivos ou pelo desvio da passagem dos alimentos por uma área de absorção do intestino.
 
Essa deficiência vitamínica e de minerais deve ser reposta através de suplementação, visto que o organismo já não consegue absorver ou absorve parcialmente. E dentre os sintomas comuns dessa deficiência são: descamação da pele, fraqueza muscular, perda de massa muscular, diminuição da imunidade e perda de cabelo.
 
Importante ressaltar que só o uso do suplemento não é suficiente para evitar todas as deficiências, sendo necessário o acompanhamento com nutricionista. A indicação considera custo-beneficio na escolha do produto, os efeitos colaterais no trato gastrointestinal, tipo de técnica cirúrgica, forma de ingestão oral e características individuais do paciente.
 
O tempo de uso dos suplementos é muito importante e um ponto de atenção durante o acompanhamento desse paciente. Recomenda-se que seja iniciado no pós operatório imediato por 12 meses e muitas vezes pelo resto da vida, sendo necessário uma avaliação individual.
 
Os Polivitaminicos são combinações de vitaminas e minerais e recomendação que tenha:
· Zinco 15mg
· Ácido fólico 400mcg
· Biotina 30mcg
· Vitamina K 120mcg
· Selênio 34mcg
· Ferro 18mg
· Cobre 2mg
 
Outras importantes são: Vitamina B12, Complexo B , Cálcio e Vitamina D.
 
Seguir recomendação da equipe médica e nutricional é fundamental, visto que não há um polivitaminico no Brasil ideal com todas as combinações, sendo a prescrição feita cuidadosamente para cada caso.
 
Acesse para conhecer mais sobre o assunto:
https://www.researchgate.net/publication/343393529_British_Obesity_and_Metabolic_Surgery_Society_Guidelines_on_perioperative_and_postoperative_biochemical_monitoring_and_micronutrient_replacement_for_patients_undergoing_bariatric_surgery-2020_update 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.