Saiba quais os sintomas da endometriose intestinal. Nem toda mulher conhece, mas saber mais sobre pode ajudar você ou uma amiga que esteja passando pela doença e não tenha ainda diagnóstico. Confira aqui.

A endometriose intestinal é mais profunda do que a endometriose

endometriose no intestino
Na endometriose comum, a proliferação da camada do endométrio se limita ao aparelho reprodutor ( útero, ovários, trompas). Na  endometriose profunda se espalha para fora. Nesses casos, o mais comum é que ele se infiltre para o intestino.
 
 E é exatamente essa característica que causa um grau mais alto de dor e, por consequência, uma perda de qualidade de vida da mulher.  Frequentemente, ela deixa de fazer suas atividades do dia a dia e se recolhe durante esse período- que começa antes da menstruação.
 
Nesse sentido, é importante relatar esse agravamento para o médico, durante a consulta. Da mesma forma, fundamental observar se essa dor começa mesmo antes do período menstrual, o que também é comum.
 

Quais os sintomas?

  • Dor abdominal – dor tipo cólicas, tem aumento gradual de intensidade até um pico. Em seguida, diminui lentamente.
  • Dor pélvica- é uma dor na parte inferior do abdome abaixo do umbigo, é um sintoma com causas multifatoriais, requer diagnóstico diferencial. É comum nos casos de endometriose, por isso estar atenta se essa dor é frequente e piora com o tempo durante os ciclos menstruais.
  • Dispareunia- é a dor durante ou após a relação sexual.
  • Dificuldade de evacuar com dor que espalha para região do períneo.
  • Diarreia: dificuldade na eliminação de fezes, e também pode apresentar sensação de evacuação incompleta.
  • Dor epigástrica, a popularmente conhecida como “dor na boca do estômago” que é a dor que surge na parte superior do abdômen, local onde fica o estômago.
  •  Às vezes, urinar com maior frequência.

Dificuldade de engravidar 

Da mesma forma, a infertilidade pode ter como causa a Endometriose.  Em suma, o processo inflamatório, conforme progride, pode causar mudanças anatômicas e fisiológicas nos órgãos do aparelho reprodutivo.   
 
Sobretudo, vale dizer que, quando a endometriose atinge o intestino é sinal  de que a doença está avançada. Na escolha do tratamento são considerados fatores como:
 
  • idade da mulher,
  • a falha no tratamento terapêutico hormonal,
  • intolerância a certas medicações,
  • obstrução intestinal importante.

Cirurgia

Agora, o tratamento da Endometriose Intestinal é cirúrgico e sempre é considerado o risco e benefício para a mulher, em decisão conjunta com a paciente e as especialidades médicas envolvidas no caso.
 
Sendo assim, agende uma consulta com médico especializado em Endometriose Intestinal e tire todas as suas dúvidas.

Quer saber mais sobre isso?

Mande mensagem.

Por fim, se quer saber mais sobre o tratamento da obesidade e cirurgia bariátrica, acompanhe nossas redes sociais.

Por exemplo, no Youtube, você tem playlists sobre o assunto.

Portanto, lembre-se que o médico pode ser seu melhor aliado,

 

Dr Demetrius Germini