Seu período menstrual é insuportável?

Vai chegando a data e você começa a sentir que seu corpo está se transformando…
menstruação e colica endometriose
Pior: Você não pode fazer nada para evitar. Pode manter a esperança, nem sempre precisa ser assim.

Primordialmente, conhecer o próprio corpo é o primeiro passo para entender se há algo diferente de um dia para o outro.
 No entanto, fica mais complicado quando o corpo sempre reagiu de forma intensa a um evento que deveria ser mais natural.

A menstruação não deveria ser acompanhada de sintomas tão fortes que impeçam você de levar uma vida normal, mesmo durante. Então, o que está acontecendo?

Cólicas

A princípio, durante a menstruação, o corpo libera substâncias chamadas prostaglandinas para regular o fluxo sanguíneo. Dessa forma, são elas que causam as contrações uterinas – que impedem o fluxo exagerado.

Com isso, como parte desse processo, podem provocar a diminuição do oxigênio nas células. Quer dizer, o que nós, médicos, chamamos de isquemia. E é ela que pode provocar dor intensa.

E quando os sintomas começam antes?

Todavia, quando os sintomas começam antes da menstruação, pode ser sinal de que há outras alterações. Nesse sentido, uma ida ao ginecologista pode ajudar a detectar. Alguns dos exames que ele pode pedir são:
  • Ultrassom transvaginal
  • Ultrassom pélvico
  • Mapeamento de endometriose
  • Ressonância da pelve.
  • Exames laboratoriais
  • Citologia (Papanicolau)
  • Exames de urina

Portanto, com esses exames em mãos, podemos entender melhor o que se passa do ponto de vista clínico.

Cólica antes da menstruação

Se você tem cólicas antes da menstruação chegar pode ser que seja um sinal de endometriose. Isso porque a endometriose é uma doença inflamatória e deixa a região afetada mais sensível.

Então, logo após a ovulação, quando o útero começa a descamar, pode ser que essa sensibilidade comece a ser percebida.

Em primeiro lugar, é importante procurar tratamento logo porque a endometriose é uma doença ginecológica progressiva.

E quanto mais ela se espalhar, mais dor pode causar. Além disso, pode ser que evolua para um quadro em que é preciso fazer uma cirurgia.

A endometriose pode, inclusive, se espalhar para outros órgãos.

Outros sintomas de endometriose

• Dor no baixo ventre
  • Dispareunia (dor durante ou após relação sexual)
  • Dificuldade de evacuação com dor que espalha para região do períneo
  • Diarréia ou Obstipação
  • Sangramento nas fezes
  • Se a lesão do intestino se estender lateralmente pode gerar sintomas urinários, como urinar com maior frequência
  • Dor epigástrica
  • Infertilidade.
Assim, se você tem ciclos menstruais insuportáveis procure uma avaliação especializada.

Dúvidas sobre o assunto? Mande mensagem.

Por fim, se quer saber mais sobre endometriose, acompanhe nossas redes sociais.

No Youtube, por exemplo, você tem uma playlist sobre o assunto.

Em primeiro lugar, lembre-se que o médico pode ser seu melhor aliado,