Qual a melhora hora para fazer a plástica reparadora, depois da bariátrica?

qual a melhor hora para fazer a plástica pós-bariatrica

Antes de tudo, nem sempre é preciso fazer uma plástica reparadora. Esse é um assunto a ser tratado caso a caso com o seu médico.

Mas quando é preciso, o que é levado em conta? Quais os critérios?

Hoje em dia, a plástica reparadora, depois da bariátrica, está inclusive prevista no rol do SUS e de planos de saúde.

No entanto, é preciso ter uma indicação médica. E o melhor momento para fazer é depois que você já passou pela fase de maior peso e atingiu uma estabilidade fora dos níveis de obesidade.

Como é a perda de peso?

Nesse texto, você encontra mais informação. Resumidamente: no primeiro mês, em geral, acontece uma perda de 10% do excesso de peso. Em 3 meses, 20% e, em 1 ano, espera-se a perda de 80% do excesso. Ou seja, a perda é mais acelerada nos primeiros meses e depois vai mantendo um ritmo, que varia de acordo com a disciplina do paciente em seguir a nova alimentação e as atividades físicas.

Para quem pode ser necessária a plástica reparadora?

O tipo de pele é um grande fator, já que alguns tipos conseguem se reacomodar durante a perda de peso e, nesses casos, há uma sobra menor de pele. Então, como a pele é um órgão, esse excesso de pele exagerado pode ser um risco para o bom funcionamento do órgão.

Por exemplo, pode ocorrer uma propensão maior a dermatites e infecções de repetição. Logo, o mais indicado é a recuperação da função natural do órgão, o que, nesse caso, inclui a retirada dos excessos.

A equipe de médicos que acompanha o pós-operatório vai identificar essa necessidade. Nesses casos, encaminhará o pedido para que o paciente procure um cirurgião plástico. É ele quem vai avaliar e indicar as áreas em que essa cirurgia vai ser feita. A mais comum é no abdômen.

Qual a hora, então?

Se considerar a perda de peso, a melhor hora, como dissemos acima, é depois da estabilização. Isso acontece entre 1 ano e meio ou dois, depois da bariátrica. Em outras palavras, passou esse tempo e você ficou 3 a 4 meses sem perder mais peso com pouca variação pode consultar o médico sobre essa possibilidade.

Como em toda cirurgia, o paciente passará por uma bateria de testes. E pacientes que têm doenças crônicas ou alguma alteração serão mais rigidamente avaliados, já que os riscos da cirurgia plástica são maiores do que os da cirurgia bariátrica.

Fazer antes da hora?

O que acontece quando o paciente quer fazer antes da hora. Pacientes, que fazem a cirurgia reparadora ainda acima do peso ideal, têm um índice maior de complicações como: infecções, acúmulo de líquido, hematoma e necrose de pele, entre outros. Além disso,  esteticamente, quando você já perdeu mais peso, a plástica pode ser mais satisfatória, com redução maior do contorno corporal.

Quer assistir um vídeo sobre o assunto? Clique aqui.