Saiba quais os sintomas da endometriose intestinal

Saiba quais os sintomas da endometriose intestinal. Nem toda mulher conhece, mas saber mais sobre pode ajudar você ou uma amiga que esteja passando pela doença, sem saber. Confira aqui.

A endometriose intestinal é mais profunda do que a endometriose

Enquanto a endometriose com a proliferação da camada do endométrio pelo aparelho reprodutor ( útero, ovários, trompas), a profunda se espalha para fora. O mais comum é que ele se infiltre para o intestino. E é exatamente essa característica que causa um grau mais alto de dor e, por consequência, uma perda de qualidade de vida da mulher, que, frequentemente, deixa de fazer suas atividades do dia a dia e se recolhe durante esse período.
Nesse sentido, é importante relatar esse agravamento para o médico, durante a consulta. Da mesma forma, fundamental observar se essa dor começa mesmo antes do período menstrual, o que também é comum.

Veja os sintomas mais comuns

• Dor abdominal – dor tipo cólicas, tem aumento gradual de intensidade até um pico e depois diminui lentamente.
  • Dor pélvica- é uma dor na parte inferior do abdome abaixo do umbigo, é um sintoma com causas multifatoriais, requer diagnóstico diferencial. É comum nos casos de endometriose, por isso estar atenta se essa dor é frequente e piora com o tempo durante os ciclos menstruais.
  • Dispareunia- é a dor durante ou após a relação sexual.
  • Dificuldade de evacuar com dor que espalha para região do períneo.
  • Diarreia: dificuldade na eliminação de fezes, e também pode apresentar sensação de evacuação incompleta.
  • Dor epigástrica, a popularmente conhecida como “dor na boca do estômago” que é a dor que surge na parte superior do abdômen, local onde fica o estômago.
  •  Urinar com maior frequência.

Dificuldade de engravidar

Da mesma forma, outro ponto de atenção é a infertilidade, que pode ter a Endometriose como causa. O tecido endometrial pode se concentrar em diversas regiões do aparelho reprodutivo. Simultaneamente, o processo inflamatório, conforme progride, pode causar mudanças anatômicas e fisiológicas desses órgãos.
Sobretudo, vale dizer que, quando a endometriose atinge o intestino é sinal  de que a doença está avançada. Na escolha do tratamento são considerados fatores como:
  • idade da mulher,
  • a falha no tratamento terapêutico hormonal,
  • intolerância a certas medicações,
  • obstrução intestinal importante.

CIRURGIA

Agora, o tratamento da Endometriose Intestinal é cirúrgico e sempre é considerado o risco e beneficio para a mulher, em decisão conjunta com a paciente e as especialidades médicas envolvidas no caso.
Antes de tudo, agende uma consulta com médico especializado em Endometriose Intestinal e tire todas as suas dúvidas.

Quer saber mais sobre isso?

mande mensagem.

Por fim, se quer saber mais sobre o tratamento da obesidade e cirurgia bariátrica, acompanhe nossas redes sociais.

No Youtube, por exemplo, você tem playlists sobre o assunto.

Portanto, lembre-se que o médico pode ser seu melhor aliado,