IMC depois da bariátrica, como fica? O aumento do índice de massa corporal está, por exemplo, diretamente relacionado a um risco significativamente maior de morte prematura. Por isso, é tão importante ficar de olho nele: quanto mais alto, maior o risco.

Relembrando

O IMC é uma medida que relaciona o peso de uma pessoa à sua altura e é amplamente utilizado como um indicador do estado de saúde geral. Quando o IMC aumenta para níveis considerados como excesso de peso ou obesidade, a saúde e a expectativa de vida podem ser seriamente comprometidas. Veja na tabela abaixo a relação de peso, altura e IMC.

 

IMC homens tabela
IMC mulheres tabela

De olho no IMC, por quê?

É essencial entender e levar a sério as implicações do aumento do IMC, e aqui estão alguns dos principais motivos para o alarme:

  1. Aumento de doenças crônicas e cardíacas. O excesso de peso e a obesidade estão fortemente associados a uma série de doenças crônicas. Assim como o acúmulo de gordura corporal, especialmente na região abdominal, pode levar ao endurecimento das artérias, aumento da pressão arterial e acúmulo de placas de gordura nas artérias. Saiba mais nesse texto.
  2. Resistência à insulina: A obesidade muitas vezes está ligada à resistência à insulina, o que pode levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2. O diabetes não controlado pode causar sérias complicações, incluindo danos aos órgãos e redução da expectativa de vida. Mais aqui.
  3. Impacto na mobilidade e qualidade de vida: Pessoas com excesso de peso ou obesidade podem enfrentar dificuldades para se mover, realizar atividades diárias e desfrutar de uma vida ativa. A falta de mobilidade pode limitar a participação em atividades sociais e recreativas, levando a uma diminuição da qualidade de vida. Como estão suas articulações?
  4. Mortalidade prematura: Estudos têm demonstrado consistentemente que indivíduos com IMC elevado têm uma probabilidade muito maior de morrer prematuramente em comparação com pessoas com peso saudável. O excesso de peso aumenta o risco de morte por diversas causas, incluindo doenças crônicas, como as mencionadas anteriormente, além de complicações como infecções, problemas respiratórios e outras condições de saúde.
  5. Carga financeira e social: Além dos impactos na saúde, a obesidade também coloca uma carga significativa no sistema de saúde e na economia, devido aos custos associados ao tratamento de condições relacionadas à obesidade. Além disso, indivíduos obesos podem enfrentar estigma e discriminação, afetando sua saúde mental e qualidade de vida.

O primeiro passo é você seguir as orientações da equipe médica, inclusive antes da cirurgia. Assim, com a persistência na mudança de hábitos será possível fazer um acompanhamento e orientar cada conduta. O IMC é apenas um reflexo dos seus comportamentos e das mudanças metabólicas e, com a ajuda certa, você poderá encontrar o equilíbrio.

IMC e bariátrica

Já falamos aqui que o principal critério para a determinação de um paciente, se ele é candidato ou não à bariátrica é o IMC.  

Porém, o que ainda não falamos é como esse IMC baixa consideravelmente já no primeiro mês pós-cirurgia.

A redução do Índice de Massa Corporal (IMC) após a cirurgia bariátrica varia de pessoa para pessoa, dependendo de diversos fatores, incluindo o tipo de cirurgia realizada, a adesão à dieta e ao estilo de vida após a cirurgia, a idade e a genética.

No entanto, é comum observar uma perda significativa de peso e uma redução considerável no IMC após a cirurgia bariátrica.

Como saber como meu IMC vai reagir?

O primeiro passo é você seguir as orientações da equipe médica, inclusive antes da cirurgia. Assim, com a persistência na mudança de hábitos será possível fazer um acompanhamento e orientar cada conduta.

O IMC é apenas um reflexo dos seus comportamentos e das mudanças metabólicas e, com a ajuda certa, você poderá encontrar o equilíbrio.

Quer marcar uma consulta? Clique aqui.