Esse é um questionamento frequente.
E é por isso que resolvi explicar nesse post quando isso acontece mesmo.
Mas, antes, acho importante a gente relembrar o que são os hormônios e como eles são fundamentais.
Você acompanha seus hormônios nos exames de rotina?
Sabe como eles regulam sua saúde?
Hormônios são...
Hormônios e obesidade
A quantidade de um determinado hormônio, pela falta ou excesso dele, pode influenciar sim no peso. Não todos os hormônios, mas alguns deles principalmente.
Por sua vez, o próprio excesso de gordura corporal também pode influenciar a produção de hormônios e favorecer o desequilíbrio.
Quais hormônios influenciam?
Você anda estressado?
O seu cortisol pode estar alterado. Já falamos sobre ele aqui nesse texto, mas sempre bom relembrar que se você está vivendo fortes emoções ou está muito estressado, esse é um hormônio que está programado para reagir nessas situações.
E ele reage guardando energia para situações de perigo. Ou seja, guarda mais nutrientes do que em situações normais, o que acarreta um sobrepeso.
Sua tireoide está funcionando bem?
Essa glândula tem hormônios que regulam o metabolismo de diferentes maneiras. Entre elas, aumentam a absorção no intestino e estimulam a decomposição de gorduras.
Também influenciam no apetite e na quebra da glicose, ou seja, no processamento do açúcar que comemos.
Hormônios sexuais
O estrogênio e a testosterona, por exemplo, influenciam na forma como a gordura se acumula no corpo. Observa-se que os homens conforme envelhecem podem armazenar mais em torno do abdome.
Quando desregulados podem contribuir no sobrepeso e, se não cuidados, levar a graus de obesidade.