pagina sobre hemorroida

Quando fazer cirurgia?

hemorroida mito

Desde já, esse é um tema delicado. O paciente que tem costuma adiar a ida ao médico com medo do desconforto. No entanto, o tratamento pode trazer grande alívio. 

Às vezes, as crises de inflamação podem demorar de uma semana a 30 dias. 

Mas, em alguns casos, pode ser necessário fazer a cirurgia.

A cirurgia é indicada para pacientes que mesmo depois de realizar um tratamento com remédios e seguir a dieta indicada pela equipe médica, continuam a sentir dor, desconforto ou apresentar coceira e sangramento.

 

Primeiramente, antes de entender como a cirurgia acontece, vamos relembrar como a doença aparece. Assim, existem 4 graus de hemorroidas internas:

  • Grau 1 – quando há um leve aumento das veias;
  • Grau 2 – sai do ânus durante a defecação e volta para dentro espontaneamente;
  • Grau 3 – sai do ânus durante a defecação, mas é necessário voltar a introduzir no ânus com a mão;
  • Grau 4 – sai pelo ânus e devido ao tamanho pode causar o que os médicos chamam de prolapso retal, que é a saída de parte do intestino pelo ânus.

Em conclusão, clinicamente, as cirurgias são mais indicadas para o grau 3 e 4. Por fim, também para as hemorroidas externas que  persistem depois de outros tratamentos.

Como é a cirurgia?

Em primeiro lugar, cada paciente é único. Sendo assim, para cada caso existe um tipo de indicação de técnica cirúrgica. Por exemplo, pode ser por grampeamento, com laser, técnica aberta, técnica fechada, ligadura elástica … Ou seja, converse com seu médico para que ele explique suas opções. 

Dessa forma, como é o pós-operatório? Sempre oriento, no mínimo, um repouso do trabalho por 7 a 10 dias. Acima de tudo, o controle da dor e do desconforto é bastante satisfatório.

Tenha mais informações sobre a sua saúde no nosso blog.