Quais os hábitos que mudam com a bariátrica ?
Essa é uma pergunta que vai depender muito mais de cada paciente do que do médico em si.
Claro, a equipe médica está aqui para orientar nas transformações.
E são muitos os hábitos que podem ser mudados para alcançar mais qualidade de vida,
mesmo antes da cirurgia !
Separamos aqui os principais.
Leia e comece agora!
Primeiramente, vamos falar dos hábitos alimentares, que são, obviamente, os mais importantes para que a cirurgia bariátrica seja uma intervenção positiva.
Desde o primeiro momento pós-cirurgia, começa uma reeducação alimentar. A princípio, a quantidade de alimentos vai acompanhar a dieta pós-cirúrgica. Porém, o momento é ideal para deixar velhos hábitos para trás. Como assim?
Já que a cirurgia bariátrica reduz o estômago, você vai perceber que vai comer menos e sentir que não precisa de mais. Ou seja, a quantidade que comia anteriormente é maior que o seu estômago suporta.
Nos primeiros meses, exagerou, o corpo reclama na hora. Aprenda a ouvir esse chamado e reeduque-se. Você vai comer pouco e mais vezes ao dia. E manter essa programação mental até que ela se torne um hábito é um segredo de sucesso para a perda de peso e manutenção do peso ideal durante a vida.
A opção por alimentos mais saudáveis é outro hábito que observamos em muitos pacientes que têm sucesso com a cirurgia.
Alimentos processados, gordurosos, com muito açúcar afetam o aparelho digestivo e contribuem para o quadro inflamatório comum à obesidade. Leia mais aqui.
Sendo assim, a opção por alimentos frescos e leves é um dos hábitos mais incentivados pela equipe médica, nessa nova fase da vida. O paladar muda e passa a ficar mais sensível. Ótima oportunidade para experimentar novos alimentos e experimentar de novo aqueles que, no passado, não eram uma opção.
Esse é um dos hábitos que a correria da vida moderna vem ameaçando. No entanto, a mastigação é um processo fundamental na digestão. E no pós-operatório pede-se atenção e dedicação.
A mastigação ajuda na sensação de saciedade.
Outro hábito subestimado por grande parte da população e de grande importância para o funcionamento do corpo. Na fase de recuperação da bariátrica, orienta-se a tomar líquidos aos poucos, durante todo o dia.
Aproveite para manter esse hábito para sempre e seu corpo vai agradecer.
Mesmo quadros leves de desidratação podem gerar desconforto e ameaçar o bem-estar.
Esse hábito é altamente impactante.
Clique aqui e veja o que esse estudo que fiz com pacientes pós-bariátrica mostra sobre a mudança de comportamento.
Só adianto um detalhe: se você acha que nada muda, melhor reconsiderar.
Por fim, essa também é outra mudança significativa, que também faz parte do estudo citado acima. A libido muda para melhor e hábitos ligados à falta de autoestima são mais facilmente substituídos por rotinas de autocuidado.
Principalmente, é importante notar que a cirurgia bariátrica não é uma solução mágica para a obesidade e requer um compromisso significativo com mudanças de estilo de vida a longo prazo.
Adquirir novos hábitos é uma determinação que pode ser incentivada, mas requer mais das atitudes do próprio paciente.
Um bom começo é: seguir as orientações de seus médicos e nutricionistas e perseverar para alcançar resultados.
Quer mais? Assista os vídeos.