Endometriose: quando saber que a doença está avançando ?
Em média, as mulheres demoram 10 anos entre sentir os primeiros sintomas e ter o diagnóstico da endometriose.
Muitas vezes porque associam cólica e dor como um sintoma comum da menstruação.
Mas, nem sempre é assim.
E não precisa ser assim para ter qualidade de vida.
Como saber se a doença está avançando?
Primeira providência é : Está sentindo muita dor? Por mais de um ciclo menstrual? Hora de marcar o ginecologista. Combinado?
Mais de 7 milhões de brasileiras sofrem com a doença. Relembrando o que causa: O endométrio, que é uma camada do útero, começa a crescer para fora e pode atingir outros órgãos, com sintomas, algumas vezes, inusitados. Nesse processo, parte do sangue da menstruação pode migrar para outras partes do corpo. E isso ajuda a espalhar o tecido invasor para outras partes do corpo.
Os sintoma comuns são:
- dor na parte de baixo da barriga ( região pélvica ), mesmo antes de menstruar
- Cólicas mais e mais fortes
- dor durante ou após a relação sexual
- infertilidade
Você também pode assistir a playlist de short videos sobre endometriose.
A endometriose é encontrada com mais frequência nestes locais:
- Peritônio
- Ovários
- Tubas uterinas
- Na superfície do útero, bexiga e intestino
- Fundo de saco vaginal (o espaço atrás do útero)
Graus de endometriose
E tem graus diferentes que são diagnosticados primeiramente por ultrassom. E, mais claramente, através de um exame de laparoscopia. Os graus de 1 a 4 são definidos pela quantidade de pontos e locais atingidos.
Quer saber como é feito o diagnóstico de endometriose intestinal? Aqui.
O grau 4, mais avançado, é quando há, por exemplo, aderência entre os órgãos, obstrução das trompas de falópio e acometimento ovariano. Com ajuda da câmera usada no exame de laparoscopia, o médico verá uma infiltração desse tecido com mais de 5 mm de profundidade e avançando pela bexiga e intestino.
Essas pacientes, provavelmente, terão maior dificuldade para engravidar e podem necessitar de tratamentos de reprodução assistida no futuro. A relação entre endometriose e infertilidade estão neste texto.
Mulheres com grau 4 são as que apresentam mais dor e sintomas associados, como sangramento pelo ânus e dificuldade de evacuação. Esse estágio pode também provocar sintomas urinários: ir ao banheiro com mais frequência é um deles.
Nos casos de endometriose profunda, a indicação, na maioria, é cirurgia. A indicação do tratamento cirúrgico leva em consideração a extensão da doença, queixas da mulher, exames clínicos e insucesso na terapêutica medicamentosa.
E você pode tirar dúvidas por esse email: comunicação.drdemetrius@gmail.com
Espero que tenha colaborado para você cuidar melhor da sua saúde.
Até breve,