Como se preparar para a cirurgia bariátrica?

Como se preparar para a cirurgia bariátrica ? A primeira providência é saber se você se encaixa no perfil da cirurgia.

como se preparar para a bariátrica

O cálculo do IMC é um dos fatores importantes, assim como a idade.

Falamos desses requisitos nesse texto.

E também nesse vídeo.

 

Exames

Uma das preparações importantes é fazer os exames pré-operatórios. Entre os principais exames pedidos estão:
  • Coagulograma
  • Ultrassom do abdome
  • Endoscopia digestiva alta
  • Espirometria
  • Função hepática
  • Glicemia
  • Hemograma
  • Perfil lipídico completo
Os exames podem variar de acordo com o histórico de cada pessoa e a presença ou não de outras comorbidades, características genéticas, etc. Portanto, não se surpreenda se a sua lista contiver outros pedidos. Investigar antes é parte dos procedimentos de segurança da cirurgia.
 
Se quiser saber sobre os riscos, clique aqui.

Alimentação

Antes da cirurgia, a nutricionista da equipe médica, provavelmente, pedirá também uma checagem de vitaminas e outros elementos, como magnésio, cálcio, todos ligados à alimentação.
 
Esse é um cuidado importante para o processo de: Como se preparar para a cirurgia bariátrica. Pode ser necessário suplementar alguma falta antes mesmo da cirurgia.
 
De 40 a 50% das pessoas apresentam deficiência de ferro antes de operar. Em média, 40% têm falta de vitamina B12. E de 30 a 36% apresentam falta de zinco. E muitos têm falta de cálcio.
 
Assim, com essa reposição, este paciente estará mais equilibrado para a intervenção. O resultado dos exames também orienta o acompanhamento pós-cirúrgico, principalmente, na prescrição das vitaminas.

Emagrecer antes

De acordo com seu IMC, pode ser preciso fazer uma dieta para perder peso antes de marcar a cirurgia. Essa dieta já é um primeiro passo na reeducação alimentar.

A redução da gordura visceral e a redução do tamanho do fígado também diminuem os riscos cardiovasculares que envolvem qualquer cirurgia. 

Aém da dieta, outra forma de emagrecer é fazer exercício. Atividade física com obesidade pode ser mais difícil, mas, muitas vezes, uma caminhada pode ajudar você a se manter dentro do consumo diário de calorias. 

E o exercício também libera hormônios de saciedade. Considere.

Engordar para fazer a bariátrica?

Não. Essa não é uma recomendação médica. Se você não está dentro do perfil de indicação da cirurgia é porque, provavelmente, ainda tem alguma solução que pode ser indicada pelo seu endocrinologista. Ao engordar para fazer a cirurgia, você pode ativar alterações que podem ter outros impactos, além do ganho de peso.

Mais uma dica

MAIS UMA DICA

Ainda perguntando se tem mais dica para Como se preparar para a cirurgia bariátrica? Se você fuma, é importante parar com os cigarros, pelo menos um mês antes da cirurgia. Esse cuidado vai evitar complicações tromboembólicas.
 
 
Você quer saber se faz a cirurgia pelo plano de saúde ou particular? Esse texto pode ajudar.
 
 
Conhece nossa playlist de short videos sobre o assunto?
 
Tem ainda um e-book para esclarecer ainda mais as suas dúvidas. Clique aqui e baixe.
Ah ! Dúvidas? Manda para mim, que eu respondo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.