cirurgia com robo, como é a robótica

Cirurgia por robô é segura mesmo? 

Você já se pegou pensando nisso? 

Pois é, chega muita gente aqui no consultório que se assusta 

quando falamos em cirurgia por robô. 

Então, preparei esse texto para contar para vocês como é 

realmente a cirurgia e quais as vantagens.

Já adianto uma delas: 

Hoje essa opção de cirurgia é bem mais acessível do que há dez anos. 

E por que optar por ela?

 Vamos ver juntos.

Antes de tudo,  essa técnica combina a experiência do cirurgião com a precisão e destreza dos sistemas robóticos. Não é o robô sozinho ! Quem está no comando é o médico. Olha essa minha foto aí, no intervalo de um procedimento.

Afinal, quais as vantagens para o paciente:

  1. Precisão aprimorada: Um dos principais benefícios da cirurgia robótica é a precisão extremamente alta.  Os robôs cirúrgicos são projetados com braços mecânicos altamente flexíveis, munidos de instrumentos cirúrgicos miniaturizados e câmeras de alta definição, permitindo movimentos delicados e controlados. Isso possibilita que os cirurgiões alcancem áreas difíceis do corpo humano com maior precisão, reduzindo os danos aos tecidos saudáveis em volta. Ou seja, o paciente tem mais áreas preservadas.
  2. Menor invasividade: A Cirurgia Robótica é considerada minimamente invasiva, pois utiliza pequenas incisões em comparação com técnicas cirúrgicas tradicionais. Isso resulta em menor sangramento, redução do risco de infecções e tempo de recuperação mais rápido para o paciente. Além disso, cicatrizes menores contribuem para um conforto estético maior, assim como, mais qualidade de vida após a cirurgia.
  3. Visualização aprimorada: Os sistemas robóticos estão equipados com câmeras 3D de alta definição que fornecem aos cirurgiões uma visão ampliada e detalhada do local da cirurgia. Essa visualização aumentada permite que o cirurgião identifique com maior precisão lesões e outras alterações, identificando problemas que possivelmente não tinham sido apontados em outros exames. Essa visualização ajudam a localizar nervos, vasos sanguíneos e outras áreas sensíveis, minimizando o risco de lesões acidentais.
  4. Menor tempo de internação: A recuperação mais rápida dos procedimentos cirúrgicos robóticos costuma contribuir para um período de internação mais curto. 
  5. Menor taxa de complicações: Devido ao que falamos nos itens acima, a cirurgia apresenta um risco reduzido de complicações cirúrgicas, como hemorragias, lesões de órgãos adjacentes e infecções. Isso proporciona maior segurança ao paciente antes e durante o procedimento 

Esse vídeo também fala sobre a cirurgia robótica. Assista aqui.

Robótica e aparelho digestivo

 

Os órgãos do aparelho digestivo são extremamente sensíveis e de importância crucial para o funcionamento do corpo como um todo. Ou seja, quanto mais se preservar, quando menos invasivo o procedimento for, mais chance temos de o paciente ter resultados favoráveis. Sendo assim, o uso da cirurgia robótica tem sido recomendado com mais frequência. Claro que, sempre de acordo com a avaliação feita pelo médico, caso a caso.

E saiba mais sobre as técnicas para a cirurgia bariátrica e endometriose.

Por fim, tem dúvidas? Marque uma consulta.