Câncer de cólon como detectar ? Você já deve ter percebido que tem se tornado cada vez mais comum encontrar pessoas, inclusive jovens, que estão enfrentando o câncer de cólon. Esse é o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil. Por isso, detectar logo no começo pode fazer toda a diferença. As chances de cura, nessa fase inicial, são de 95%. Então, vamos ver: câncer de colon , como detectar?
Teste de sangue oculto
O teste de sangue oculto nas fezes é um exame simples e não invasivo usado para detectar vestígios de sangue nas fezes, o que pode ser um sinal de câncer de cólon. Sendo assim, se o resultado for positivo, provavelmente, será feita uma colonoscopia para avaliar a causa do sangramento.
Colonoscopia
A colonoscopia é o exame mais importante para a detecção do câncer de cólon. Nesse procedimento, um médico especializado insere um tubo flexível, através do reto para examinar o cólon e o reto, em busca de pólipos ou outras anormalidades.
Durante a colonoscopia, comumente, remove-se pólipos ou tecidos suspeitos para posterior análise. A recomendação é fazer a partir dos 45 anos de idade, ou mais cedo para pessoas com fatores de risco adicionais.
Por exemplo, se você tem parentes que já tiveram câncer de intestino, recomenda-se que inclua na rotina de check-up anual, pelo menos uma década antes. Antes de tudo, é fundamental consultar o médico em caso de algum sintoma.
A TC do cólon, também conhecida como colonografia por tomografia computadorizada (CTC), é uma alternativa que, em geral, complementa a colonoscopia. Atualmente, é pedida quando há uma suspeita ou quando já há uma indicação de uma cirurgia maior. Isso porque a CTC pode detectar pólipos e tumores, mas não permite a remoção direta deles como a colonoscopia.
Obesidade
Assim como o sedentarismo, a obesidade está entre os fatores de risco para o câncer de cólon. Por isso, entender como abordar a questão do sobrepeso é um cuidado com a vida.
A princípio, para rastrear a possibilidade de câncer de cólon, você deverá passar em consulta com um gastroenterologista ou um cirurgião do aparelho digestivo.