Qual a relação entre o açúcar e a bariátrica? Esse relacionamento pode começar bem antes da cirurgia e pode se transformar muito depois. Por isso, resolvi contar aqui essa história.

açúcar antes e depois da bariátrica

Muitos candidatos a bariátrica chegaram à obesidade mórbida por conta do consumo exagerado do açúcar.

Tem diferentes tipos de açúcar, em diferentes alimentos: Existem alimentos que liberam seus açúcares de forma lenta, possibilitando que eles sejam processados de forma gradual, produzindo energia para as atividades do dia a dia. 

Outros liberam seus açúcares tão rapidamente, que acaba tendo um excesso de açúcar na corrente sanguínea, estimulando o armazenamento dessa energia em forma de gordura- isso mesmo- gordura.

E agora?

As pessoas que evoluíram para um grau de obesidade em que há indicação para a cirurgia bariátrica (ou metabólica), poderão realizar o procedimento. 

Em geral, há uma indicação de uma dieta anterior para a perda de peso e equilíbrio das taxas, entre elas, a de glicose.

Esse cuidado é para diminuir o risco de complicações na cirurgia. Desde já, vale lembrar que ela é uma cirurgia de baixo risco. No entanto, o preparo pré-operatório é fundamenta

E depois?

Depois da cirurgia, há uma dieta limitada e progressiva.

Você pode saber mais sobre ela nessa série de vídeos.

Após a bariátrica, há diminuição  do volume do estômago e a absorção de nutrientes fica diferente. Há nutrientes, por exemplo, que é preciso suplementar porque a quantidade absorvida não é suficiente para manter o corpo saudável.

Por outro lado, no caso de ingestão de açúcar, como o alimento passa muito rápido pelo estômago, ele chega com o açúcar ainda não processado no intestino. Com isso, essa quantidade alta pode gerar mal-estar.

Em contrapartida, a notícia boa é realmente mais impactante. Quem adquiriu o diabetes por conta de hábitos de alimentação, tem uma chance muito grande de vê-la desaparecer nos meses seguintes à bariátrica. E, à medida que você mantém os novos hábitos, tem ainda mais chance de você se livrar dela.

 

Mas, preciso abrir mão do açúcar?

Provavelmente não. Como qualquer pessoa, é fundamental que esse consumo seja equilibrado. O açúcar em excesso pode gerar diversos problemas, com impacto metabólico, no sistema circulatórios e em diversos orgãos. Além de lesões em órgãos, como o cérebro e os rins.

 

Quanto posso?

Para quem não fez bariátrica segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), você pode comer até 50 gramas de açúcar por dia ( em uma dieta de 2 mil /dia) . Todavia, estão contabilizados aí todos açúcares que estão nos alimentos. Portanto, cuidado !

Aproveite a mudança de hábitos que a bariátrica proporciona para se livrar de compulsões como, por exemplo, por doce e carboidratos. Inclusive, essa atitude ajudará a sentir mais o sabor de outros alimentos, já que o açúcar anestesia nosso paladar.

Mais informações? Mande email aqui. 

Dr Demetrius Germini